09/01/2023 às 14:52 Foco no Casamento

Melhores horários para ensaios e casamentos

16
3min de leitura

Sabe aquele horário do dia no qual toda foto fica linda? O rosto ganha um aspecto saudável, bronzeado naturalmente? Sim, o responsável por isso é o sol. Mas não o sol de qualquer momento. São os raios do nascer ou do final do dia que contribuem para cliques perfeitos. Por esse e outros motivos, os fotógrafos costumam dizer que fotografia é luz. E quem nos explica essa máxima é o fotógrafo Bruno César. Aqui ele conta quais os melhores horários para ensaios fotográficos e cerimônias de casamento em locais abertos e alerta para detalhes que podem estragar as fotos.

“Sem luz não existe fotografia. Se você estiver num ambiente totalmente escuro e tentar fazer uma foto, não terá nenhum resultado. Mas se você acende uma pequena lanterna, aquele ponto de luz já pode ser o suficiente para algum resultado. Vai depender da sua criatividade. A luz é essencial para a fotografia. Como os objetos são posicionados em relação à luz resulta numa foto interessante ou não. Pode ser mais suave, mais dura, com ou sem sombra. Às vezes, num mesmo cenário com as mesmas pessoas e objetos, o resultado pode ser distinto a depender da luz usada, seja natural ou artificial”, esclareceu Bruno.

Quando se trata da luz natural, o horário preferido dos fotógrafos é o final da tarde. “É um horário que chamamos luz de ouro. Isso porque as cores são quentes e deixam a pele dourada. Porém, esse momento é breve e não dá para realizar o ensaio todo apenas neste período, é preciso então um planejamento”, explicou.

Para aproveitar essa luz perfeita, é necessário fazer com antecedência uma visita técnica ao local da cerimônia externa. “Nessa ocasião, analisamos como a luz se comporta naquele horário para não haver uma surpresa em relação à posição do sol. Existe uma situação horrível para os fotógrafos que é quando metade dos convidados estão no sol e a outra metade na sombra. Ou colocar o casal embaixo de uma árvore ou pergolado, causando um efeito de zebra, ou seja, pontos de luz e sombras projetadas na pessoa. O ideal é que todos estejam na luz ou totalmente na sombra”, alertou Bruno, lembrando que também não é nada elegante e agradável deixar os convidados acomodados embaixo do sol.

Mas se existe um horário perfeito para ensaios e cerimônias, também há o horário em que fotografias externas devem ser evitadas: cerca de duas horas antes e duas após o meio-dia. “Nesse período, o sol já está acima da cabeça, num ângulo de 90 graus, que causa uma luz indesejada e um efeito chamado olho de panda, como se a pessoa tivesse de óculos escuro. É muito difícil eliminar esse efeito com o uso do flash e até mesmo no Photoshop. Costumo agendar os ensaios externos às 15h30, porém, quando se trata de um trabalho mais completo como pré-wedding, dou início às 14h30. Para os casamentos em ambientes externos sugiro iniciar a cerimônia às 08h, ou às 16h30 se for pela tarde”, salientou o fotógrafo.

Caso as fotografias não possam ser feitas no início da manhã ou no final da tarde, uma boa saída são os ambientes fechados, nos quais a luz pode ser controlada artificialmente pelo fotógrafo. “É sempre aconselhável termos um plano B, um lugar coberto ou fechado. Se o ensaio for em um estúdio, por exemplo, o fotógrafo pode usar recursos como flash, led ou outra luz artificial”, analisou Bruno. Ou seja, conversar com o fotógrafo com antecedência para escolher o lugar e horário do ensaio ou da cerimônia é a principal dica para a garantia de fotos mais bonitas.

Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)

09 Jan 2023

Melhores horários para ensaios e casamentos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamentoaoarlivre cerimoniaexterna horarioparacasamento horarioparaensaios melhorhorarioparafotos prewedding qualomelhorhorarioparafotografar

Quem viu também curtiu

01 de Ago de 2020

Como registrar a presença dos convidados?

01 de Fev de 2021

Fotografando em tempos de pandemia

01 de Mai de 2020

Noivos tímidos: e agora?