09/01/2023 às 14:53 Foco no Casamento

Quando usar fotos em preto e branco

81
3min de leitura

Você gosta mais de foto em preto e branco ou colorida? “Depende”, provavelmente será a resposta de muitos fotógrafos. Assim como a vida, que às vezes se mostra em escalas de cores infinitas, mas também aparece para gente em tons de cinza, as fotos têm sua beleza de qualquer uma das duas formas. Um bom fotógrafo sabe discernir quando utilizar cada uma, através de critérios técnicos, como luz, enquadramento e até mesmo levando em consideração o estilo do cliente.

“Ao contrário do que muitos pensam, o preto e branco não remete apenas a fotografias antigas. A foto em P&B concentra nossa atenção num ponto de interesse, que pode ser a composição, as sombras e as linhas, que ganham mais vida. Um segundo ponto importante é que as cores distraem a leitura da foto. Já o monocromático facilita essa leitura, valoriza muito as expressões e remete ao fotojornalismo, que tem como base congelar momentos espontâneos, no qual as pessoas não estão posando para o fotógrafo”, explicou Bruno César.

Avaliando esses aspectos, o fotógrafo decide se a foto terá ou não uma boa versão em P&B. “Essa escolha vai de acordo com as técnicas e o olhar que o fotógrafo tem. A gente escolhe a foto que acredita que fique interessante em P&B por questões técnicas e apresentamos para o cliente essa versão. Eu costumo colocar as duas versões, não imponho, respeito o gosto de cada um. Mas ressalto o porquê acho interessante e o cliente tem todo direito do mundo de optar pela colorida”, disse Bruno.

Ele esclareceu ainda que nem toda foto colorida tem um bom resultado na versão P&B. “Quando a gente transforma uma gama de cores para escalas de cinza, que vão do extremo, que é o preto, até o branco, algumas cores podem não resultar numa imagem interessante. O P&B fica mais atrativo quando existe um contraste muito forte. Do contrário, pode acontecer de a foto ficar homogênea na escala de cinza e parecer uma imagem morta”, considerou Bruno, informando também como essa análise é feita para um álbum de casamento.

“Normalmente, fotografo o casamento todo colorido. Só na edição é que transformo algumas em preto e branco de acordo com as técnicas e pontos fundamentais que nos ajudam a olhar aquela imagem de maneira mais interessante. Mas existem ensaios que podem ser feitos já em preto e branco, algo mais artístico, uma sessão fotográfica de moda e fotos documentais. O grande fotógrafo Sebastião Salgado, por exemplo, já faz as fotos em P&B. Então, para esses trabalhos mais específicos e autorais é que dá para já tirar a foto em preto e branco, mas para eventos sociais não faço isso”, esclareceu Bruno.

Como Bruno apontou, as fotos em P&B podem ter um aspecto mais artístico e, justamente por isso, costumam ser utilizadas na decoração de ambientes. “Acredito que a fotografia em P&B é uma excelente opção para decoração porque deixa o ambiente elegante. Mas depende do estilo de cada pessoa. Tem cliente que é muito alegre, animado, festeiro, que gosta de cores. E tem outros que gostam de ambientes mais cleans. Então, vai muito do estilo que a pessoa queira apresentar em casa ou no escritório”, salientou Bruno. E você, vai de colorido ou de preto e branco?

Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)

09 Jan 2023

Quando usar fotos em preto e branco

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentoempretoebranco fotocoloridaouempretoebranco fotopretoebranco p&b pb pretoebranco quandousarfotosempretoebranco

Quem viu também curtiu

01 de Ago de 2020

Como registrar a presença dos convidados?

01 de Fev de 2021

Fotografando em tempos de pandemia

01 de Mai de 2020

Noivos tímidos: e agora?