Imagem capa - O making off da noiva por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

O making off da noiva

Engana-se que o vestido é um dos itens do casamento que mais recebe a atenção da noiva. Cada detalhe é pensado e, por isso, merece ser eternizado. Perfume, sapato, buquê, terço, coroa, brincos são, muitas vezes pequenos objetos que não passam despercebidos às lentes dos fotógrafos mais atentos. E eles recebem a devida atenção justamente durante o making off da noiva, realizado poucas horas antes da cerimônia. Depois, vão ser peças fundamentais na composição do álbum.


“Normalmente, o making off é feito no salão de beleza especializado em noivas. A noiva costuma fechar o pacote do aluguel do vestido, cabelo e maquiagem, juntamente com as madrinhas, damas de honra e familiares. Poucas preferem se arrumar em hotéis, aproveitando o ambiente da noite de núpcias. No hotel, o making off fica bem interessante porque foge do tradicional. Não tem tumulto porque não há a produção de outras noivas no mesmo ambiente e as imagens ficam mais limpas”, explicou Bruno César.


E é justamente nessa hora que o fotógrafo mais atento aproveita para eternizar alguns detalhes importantes para o grande dia. “Tudo é pensado e planejado, tem a ver com o sonho da noiva, e nada pode passar desapercebido. Geralmente, no dia do casamento, a noiva está muito nervosa e emocionada. Então, esses detalhes que ela tanto planejou passam e ela acaba não prestando atenção. Mas, graças à fotografia, ela poderá se encantar com tudo novamente”, destacou o fotógrafo.


Para não perder nenhum o momento da produção, ele costuma chegar ao local meia hora antes. “Quando começa a maquiagem, normalmente, a noiva está um pouco tensa. A ficha começa a cair. Costumo a brincar bastante, mas respeito o sentimento dela. De forma carismática, a gente consegue alguns sorrisos. Quando a família está presente, dá para fazer imagens da interação com a mãe, a irmã ou as madrinhas. É o tipo de foto em que a composição fica rica. Dá para trabalhar fotografias em camadas. No primeiro plano a noiva, finalizando a produção, logo atrás a mãe, ajeitando um detalhe no cabelo e em terceiro plano uma criança correndo, por exemplo. São fotos que a gente passa mais tempo olhando porque são várias cenas em uma só imagem”, esclareceu Bruno.


Um outro conceito de making off, conforme Bruno, é quando os noivos optam por se arrumar no mesmo local, seja num hotel ou na própria residência. “Teve uma situação que os noivos alugaram uma suíte nupcial em um hotel, os ambientes eram divididos por uma porta de correr. O homem, mais prático, se arruma muito mais rápido, mas é algo legal para o fotógrafo porque dá para registrar os dois. Dá até para brincar com a expectativa do casal. Fica ótimo o resultado quando a gente mescla as reações de cada um no álbum”, completou Bruno, lembrando que a tradicional foto do vestido pendurado precisa ser feita com muito cuidado. Danificar ou sujar o vestido até pode, mas só no trash the dress, tipo de ensaio que já explicamos em outra edição!


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)