Imagem capa - Quem deve estar nas fotos com os noivos? por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Quem deve estar nas fotos com os noivos?

Certo que os noivos são a atração principal do casamento. Mas eles estão sempre cercados de pessoas especiais, que acompanham a história do casal e torcem para que eles tenham uma vida longa e feliz. Sendo assim, os pais, avós, padrinhos, amigos, filhos e até mesmo os bichinhos de estimação não podem ficar de fora do álbum. Justamente por isso, o fotógrafo Bruno César, procura sempre fazer uma entrevista com o casal para saber quem não pode faltar nas fotos.


“Gosto sempre de ouvir do casal, não só a história deles, mas também os gostos e hobbies. Isso tudo pode ser levado para o ensaio, permitindo que as fotos representem suas características. Um ensaio temático nunca está fora de cogitação. Como profissional, apenas oriento melhor para não caírem na armadilha de inserir elementos que podem tornar as fotos bregas ou fora de moda em poucos anos. É uma questão de bom senso entre cliente e profissional”, ressaltou Bruno.


Ele conta que, recentemente, durante a entrevista pré-contrato, percebeu que a sogra da noiva tinha um papel importante na vida do casal. “O que eles relataram sobre a fé dela foi algo que me emocionou bastante. Ao final da conversa, sugeri a participação dela no ensaio, mesmo que fosse em poucas fotos. Nesse momento, eles choraram muito, concordaram comigo e comentaram que nenhum fotógrafo havia sugerido isso”, comentou


Há também os casais que já têm filhos, sem dúvida o fruto mais importante da união. “Às vezes, o casal junta as escovas de dente e, muitos anos depois, oficializa a união com uma cerimônia. Ou o bebê iluminado aparece antes. Nesses casos, sugiro sim ao casal a participação do filho no ensaio, pois ele conta uma grande história e será essencial no álbum de casamento”, enfatizou Bruno, lembrando que há outros tipos de filhos, a exemplo dos bichinhos de estimação que também merecem estar no álbum.


Já os padrinhos são essenciais para o casal, não só na cerimônia, mas antes e depois do casamento. Afinal, são, geralmente, familiares e amigos que vão acompanhar o casal nos momentos bons e ruins. “Até mesmo durante o ensaio do casal fica muito interessante compor as imagens com os padrinhos. O ensaio fica mais descontraído e proporciona fotos diferentes. Mas a participação dos padrinhos no ensaio requer planejamento, já que envolve a produção e locomoção de várias pessoas”, orientou.


E falando em planejamento, no caso de ensaio do casal com os padrinhos, familiares ou amigos, é essencial conversar com o fotógrafo, anteriormente, sobre as roupas. “Como fotógrafo que se preocupa sempre com a composição das cores, posso dizer que fica sim mais harmônico e leve se as roupas tiverem a mesma tonalidade, além de dar mais destaque à noiva”, sugeriu Bruno. Mas fica um alerta: muitas exigências sobre o que os padrinhos devem vestir pode causar transtornos. A dica é conversar sobre tudo isso com antecedência e, assim, ter fotos harmônicas que vão agradar a todos.


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)