Imagem capa - Como escolher o álbum de casamento? por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Como escolher o álbum de casamento?

Imagine você ter na máquina cinco mil cliques, excluir aqueles que não ficaram muito bons – com olhos fechados, pose estranha, luz ruim – chegar a 500 e desses ter que escolher apenas 100? Preparar o tão sonhado álbum de casamento é uma tarefa difícil tanto para o fotógrafo quanto para os noivos. Mas o trabalho não termina aí, já que é preciso escolher também o tipo de álbum. Hoje, os modelos que estão em alta são os encadernados e os fotolivros.


“Ambos são semelhantes na visão do cliente e estão disponíveis em diversos tamanhos. A escolha acaba sendo do fotógrafo profissional, que observa qual modelo se encaixa melhor ao seu estilo de trabalhar. Eu prefiro trabalhar com os fotolivros pela praticidade, agilidade e custo-benefício”, explica Bruno César, acrescentando que os fotolivros preferidos pelos clientes são, geralmente, no tamanho 30x30cm e com acabamento fosco.


Com um limite médio de 80 páginas, a depender do modelo e tamanho, é possível diagramar no álbum cerca de 100 fotos. “Costumo orientar os clientes a escolherem entre as 100 fotos, 20 do ensaio, 10 do making off da noiva, 30 da cerimônia e 40 da recepção. Para os noivos é um grande desafio. Reservo uma tarde para que eles possam selecionar as fotos em meu estúdio, o que ajuda bastante porque eu posso orientá-los melhor”, revela o fotógrafo.


Conforme Bruno, a diagramação do álbum é o toque final para valorizar as fotografias. “Através do trabalho de um designer gráfico, é possível utilizar técnicas que deixem a leitura agradável e dinâmica. O álbum tem que contar uma história sem a necessidade de alguém narrar. Por isso, inserimos sequências de imagens numa mesma página. Outro fato importante é a harmonia das fotos, onde o posicionamento lado a lado indica sintonia entre elas”, esclarece Bruno. Os fundos brancos, além de criarem molduras, deixam as páginas mais leves e atemporais. Fundos coloridos, com texturas ou enfeites de modismo, podem facilmente tornar seu álbum desagradável em poucos anos.


Para diminuir a ansiedade dos noivos, que após a escolha das fotos têm que aguardar cerca de 20 dias a confecção do álbum, Bruno costuma postar em suas próprias redes sociais cliques do casamento. “Assim meus clientes podem compartilhá-las. Existindo a necessidade do cliente em utilizar algumas fotos do casamento para colunas sociais de jornais impressos, elas devem ser solicitadas ao profissional, desde que as mesmas sejam adquiridas posteriormente”, informa Bruno.


Confira as principais diferenças nos estilos de álbum mais utilizados atualmente:

ENCADERNADO

FOTOLIVRO

Feito de modo artesanal

Produzido de forma industrial

A foto é impressa em papel fotográfico e colada numa lâmina

A foto é impressa diretamente na página de papel gráfico couchê

O álbum fica mais robusto e pesado

Álbum mais leve e que merece um pouco mais de cuidado

Possuem mais opções de acabamento como capa amadeirada, entre outros

Possuem poucas opções de acabamento, geralmente a capa é apenas personalizada

Custo maior

Mais barato

Leva de 30 dias ou mais para ficar pronto. A depender da demanda do fornecedor, pode levar mais de 60 dias

Leva em torno de 20 dias para ficar pronto e chegar nas mãos do cliente

Maior probabilidade de erros por ser feito de modo manual

Menor probabilidade de erros



Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)