Imagem capa - Além do grande dia por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Além do grande dia


A entrada da noiva, a ansiedade do noivo que a espera no altar, a emoção dos familiares, os detalhes da festa não podem, de maneira alguma, ficar de fora do álbum de casamento. São momentos que eternizam o dia mais aguardado pelo casal. No entanto, tem sido cada vez mais comum a procura por fotos diferenciadas, em meio à natureza, com ou sem o vestido de noiva, antes ou até mesmo depois do casamento.


Em Aracaju, o ensaio feito antes do casamento, chamado de pre wedding, e o making off da noiva são os produtos mais procurados na hora de fechar o pacote com o fotógrafo. “Mas, aos poucos, os clientes estão se interessando por fotos diferentes, o que inclui boudoir (ensaios sensuais), valorização do noivo, com o registro também do making off dele, e até ensaios na própria lua de mel”, enfatizou Bruno César.


O casal Clara & Cleverton, por exemplo, contratou a cobertura da cerimônia, da festa e o pre wedding. “Clara muito simpática e Cleverton muito extrovertido, juntos proporcionaram um ensaio alegre, solto, romântico e que resultou em ótimas fotos já nos primeiros cliques. Fiquei muito feliz em fazer parte desse momento único deles”, comentou Bruno, lembrando que o pre wedding deve ser feito com pelo menos três meses de antecedência. “Esse é o tempo ideal para evitar imprevistos”, alertou o fotógrafo.


Em Aracaju, o local mais cobiçado pelos noivos para o pre wedding tem sido a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. “Procuro conversar com o casal, antes de fazer o planejamento do ensaio, para entender mais o perfil de cada um e também evitar um pouco esse modismo de fazer sempre as fotos no mesmo local. Isso permite que o ensaio seja mais personalizado e que conte a verdadeira história de cada casal”, salientou Bruno.


E falando em história de cada casal, existe até uma modalidade de ensaio fotográfico que se chama Love Story. “Tive essa ideia justamente para contar a história do casal através de fotos. Eles me falam como tudo começou, onde foi o primeiro beijo, os locais e gostos em comum para que eu consiga, de forma resumida, transmitir isso nas fotos. É um trabalho diferenciado e que personaliza ainda mais o ensaio”, explicou o fotógrafo, lembrando que o ensaio mais inusitado contou com a presença do cavalo de estimação do noivo, que compôs as fotos do casal no campo e na praia.


Os ensaios do pre wedding duram, geralmente, três horas. São escolhidas duas locações e a equipe é composta, além do fotógrafo, por um assistente e um segurança particular. “A pré-produção do ensaio é muito importante. Costumo dizer que uma boa produção equivale a 50% para uma boa foto. Os outros 50% são destinados à técnica de luz e composição do fotógrafo. Após o fotógrafo finalizar o planejamento para o ensaio, toda a produção, o cabelo e a maquiagem da noiva são feitos de acordo com os locais e estilos desejados”, informou Bruno.


Além do pre wedding e do love story, outra modalidade de ensaio é o trash the dress, cuja ideia principal é fotografar em locais que muitas noivas não têm coragem de utilizar o vestido, como cachoeiras e até terrenos enlameados. “É uma tendência que não vingou muito em Sergipe porque a grande maioria das noivas alugam o vestido, o que torna impossível a realização desse ensaio. Mas as fotos costumam ficar bem diferentes”, disse Bruno. Com tantas opções, difícil mesmo é escolher 100 fotos, quantidade média utilizada nos álbuns, entre as mais de 500 imagens que ficam à disposição do casal.


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)