Imagem capa - Como escolher o fotógrafo do casamento? por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Como escolher o fotógrafo do casamento?


Diante de diversas formas e estilos existentes no mercado, a escolha criteriosa deste profissional é essencial, o conjunto de todo o seu trabalho deve ser levado em consideração, e sua personalidade e estilo devem representar o perfil de quem o contrata. 

Recebo em meu estúdio diversas pessoas que, muitas vezes, estão “perdidas” quanto à escolha dos profissionais para o seu evento. Algumas decidem quem contratar como se fosse licitação, quem tiver menor orçamento ganha, porém, nem todas saem satisfeitas com essas escolhas, muitas passam por estresse e arrependimentos, trazendo à tona o velho ditado que diz:  - o barato às vezes sai caro. O preço de um fotógrafo “deveria” ser o último critério, sugiro sempre aos clientes que observem o conjunto da obra que envolve desde o atendimento inicial, estrutura oferecida, comportamento, qualidade nos produtos, compromisso quanto aos prazos e horários, estilo de fotografar, entre outros.
Mas como saber de tudo isso? Procure referências de amigos ou familiares que tiveram experiência com esse profissional, essas pessoas farão uma excelente propaganda, caso tenham ficado satisfeitas. Hoje eu posso dizer que a maioria dos novos clientes vem através de serviços que já executei, os clientes são os que mais divulgam o meu trabalho, sempre que realizo um casamento e divulgo na internet, no dia seguinte recebo várias solicitações de orçamento de convidados que estavam nesse casamento. 

Muitas vezes as pessoas julgam o fotógrafo pela sua idade, ou pelo tempo de carreira, e acabam cometendo um erro grave. Nem sempre o que possui 30 anos no mercado é melhor do que o que tem apenas 4 anos por exemplo, às vezes o que começou há pouco tempo investiu em vários cursos e está mais atualizado do que aquele que estacionou no tempo e que fotografa da mesma maneira há décadas. Porém, existem sim os veteranos que continuam estudando e provando que sua experiência faz a diferença. Portanto pesquise antes e conheça os profissionais pelos trabalhos realizados. O mercado fotográfico está cada vez mais competitivo, as noivas estão mais curiosas e  exigentes, elas pesquisam várias fotos na internet e já chegam no estúdio com uma noção da qualidade de fotos que procuram.