Imagem capa - Como registrar a presença dos convidados? por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Como registrar a presença dos convidados?

Numa das entrevistas feitas para a nossa Revista Noivas, Rosilda Cruz Franco disse que nem viu o tempo passar de tão divertida que foi a festa. O dia do casamento é mesmo assim. A gente planeja meses, muitas vezes até anos, e o momento mais esperado passa voando. Por isso, as fotos são tão importantes para eternizar uma data especial. Mas como fazer para que esse registro não atrapalhe a curtição do momento? Depois de muitos anos fotografando casamento, há alguns truques que respondem a essa pergunta.


O primeiro deles está relacionado às tradicionais fotos do casal com os convidados, feitas de mesa em mesa durante a festa. É desaconselhável. “Sempre oriento meus clientes que devemos ter cuidado com esse tipo de foto. Isso porque ir a todas as mesas é algo que deixa a noiva cansada. Ela está de salto alto, o vestido pesa. Além disso, é algo que toma muito tempo. Mais de uma hora e meia, geralmente. As pessoas querem abraçar os noivos, falarem algo. Então, quando o casal chega à última mesa, alguns convidados já estão indo embora, a banda terminando o show”, alertou Bruno César.


Outro problema que essa “tradição” pode causar é a uma quantidade excessiva de fotos. “Um casamento tem, em média, 25 mesas. Mas acaba não sendo apenas 25 fotos porque são registradas fotos soltas, com uma amiga mais próxima, um familiar que pede para tirar foto sozinho com os noivos. Ou seja, isso vai resultar em mais de 100 fotos só com os convidados. O álbum, geralmente, tem um limite de 100 fotos. Ou seja, não tem condições. Por isso, sempre oriento os meus clientes que formem grupos. Dá para fazer uma foto dos amigos do noivo, outra dos amigos da noiva. Um grupão da família de cada um. Assim, conseguimos resumir os convidados a oito, dez fotos”, calculou o fotógrafo.


Uma grande vantagem desse truque é facilitar a escolha das fotos. Consequentemente, elas caberão no álbum e não resultarão em um custo adicional para os noivos. “A gente não quer que os noivos tenham dificuldade em escolher as fotos. Queremos facilitar a vida deles”, ressaltou Bruno, lembrando da importância das fotos com os padrinhos. “Registramos a entrada e o ideal, ao fim da cerimônia, é que as fotos sejam feitas por grupos. Um dos  padrinhos e madrinhas da noiva e outra com os padrinhos e madrinhas do noivo. Ou seja, um resumo significativo para o álbum”, aconselhou Bruno, acrescentando que a dica é deixar isso combinado com a cerimonialista.


Um terceiro e último truque em relação aos convidados: o fotógrafo está concentrado em registrar todos os momentos dos noivos. Eles são as estrelas do dia. “Alguns convidados acham que o fotógrafo é da festa. Mas não é bem assim. Toda a concentração do fotógrafo é para os noivos. Então, não é legal ficar pedindo fotos. Não posso me distrair ou me distanciar dos noivos para fazer fotos avulsas dos convidados. Além disso, 99% das pessoas que pedem esse tipo de foto não aparecem depois para pegar. Em dez anos cobrindo casamento, só um convidado me procurou depois para pegar a foto”, contou Bruno. 


“Tenho relato de noivos que, apesar de eu ter avisado, ter dado as dicas sobre as vantagens das fotos em grupo, não seguiram e acabaram se arrependendo. Teve um casal que decidiu ir a todas as mesas. Quando os noivos olharam para trás, 80% dos convidados tinham ido embora, a banda já tinha acabado de tocar”, alertou Bruno. Fica a lição. Escolha um fotógrafo profissional e experiente. Ele vai saber registrar os melhores momentos enquanto você curte cada detalhe do casamento. Confie e todas as lembranças estarão no álbum, para sempre.


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)