Imagem capa - Novos tipos de cerimônia realçam álbum de casamento por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Novos tipos de cerimônia realçam álbum de casamento

Quem opta por não casar na igreja se abre para inúmeras possibilidades de celebração. Cerimônia celta, nipônica, judaica, das areias e até o elopement wedding. O termo em inglês – que significa fugir e não voltar ao ponto de partida – refere-se a cerimônias que acontecem somente com o casal, o celebrante e o fotógrafo, sem a presença de familiares e amigos, geralmente em um lugar especial.


“Particularmente, gosto muito quando o casal traz novidades. É um estímulo para mim justamente por fugir da rotina, do tradicional que estamos acostumados. As cerimônias inusitadas permitem mais flexibilidade para nós fotógrafos. No caso do elopement wedding, como só há o casal, a atenção é voltada exclusivamente para eles. É um tipo de cerimônia que tem crescido por conta da crise, já que o casamento é mais intimista, ou pelo fato de o casal não gostar mesmo de ser o centro das atenções”, opinou Bruno.


Ele conta que já fotografou uma cerimônia nipônica. “Foi feita uma oração em japonês e foi bem diferente porque houve elementos da cultura oriental. Fotografei também cerimônia das areias e uma cerimônia celta, onde usaram os quatro elementos. Quase sempre nas cerimônias realizadas em locais abertos existe um elemento surpresa. Elas são mais livres de certos padrões e doutrinas que a igreja exige”, comentou o fotógrafo.


E é durante a primeira entrevista com o casal, quando está sendo discutido o orçamento, que ele procura saber como será a celebração. “Tento conhecer o casal, procurando entender o estilo deles e como será o dia do casamento. No casamento celta, também conversei com o celebrante e ele explicou todas as etapas. Assim, eu e minha equipe ficamos posicionados nos melhores locais e não somos tomados de surpresa. Não atrapalhamos a cerimônia, mas também não perdemos nenhum momento”, explicou.


Mas não importa se a cerimônia segue um ritual diferente do mais comum, existem algumas fotos que não podem faltar em um álbum de casamento. “Mesmo nos casamentos mais intimistas, eu acredito que a foto que não pode faltar é com os pais porque simboliza a união de duas famílias. Tem muito sentimento envolvido. O casal de corpo inteiro, a entrada da noiva, o vestido completo e o beijo são outros momentos que não podemos deixar de registrar porque o álbum não é feito somente de fotos diferentes. As tradicionais também contam a história do casal”, orientou o fotógrafo.


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)