Imagem capa - Pós-produção das fotos é essencial para bons resultados por Bruno César Fotografia Profissional
Foco no Casamento

Pós-produção das fotos é essencial para bons resultados

Se você acha que o trabalho do fotógrafo termina junto com a cerimônia, festa ou ensaio, está enganado. Outra etapa muito importante – e bem mais demorada – começa assim que os cartões de memória são retirados da máquina fotográfica. É a pós-produção das fotos, quando o fotógrafo realiza a seleção das melhores imagens e faz o tratamento que engloba ângulo, cores e nitidez.


“Assim que finalizo o serviço, por medida de segurança, guardo os cartões separados da câmara porque se acontecer algo com o equipamento, estou com os cartões com todas as imagens. Assim que chego em casa, já baixo as imagens e realizo o backup em pelo menos dois HDs separados, por garantia. Porque se der problema em um, tenho as imagens em outro”, explica Bruno César.


Depois disso, é a hora de fazer uma filtragem técnica e estética. “Muitas fotos ficam ruins por diversos motivos. Um deles é quando estamos testando a luz, o ângulo; ou porque os olhos ficaram fechados, além de fotos muito parecidas. Após fazer essa filtragem, de três mil fotos, por exemplo, conseguimos reduzir para cerca de 400. Aí sim vou tratar e enviar para o cliente, para que ele escolha na comodidade da sua casa”, contou Bruno, que sempre trata as fotos antes de mostrar aos clientes.


“Eu nunca envio para os clientes fotos sem um tratamento básico, com correção de cor, contraste, nitidez, um corte. Enfim, existem profissionais que enviam sem fazer a filtragem e o tratamento. Eu, particularmente, não gosto e nunca fiz isso. Muitas vezes o cliente pode ver uma determinada foto sem tratar, na qual o fotógrafo errou por obrigação. Por exemplo, às vezes deixo a foto mais escura ou mais clara de propósito porque sei que isso facilitará a edição. Mas o cliente não vai entender, ele não sabe que após o tratamento aquela imagem ganhará vida. Ele vai pensar que foi um erro”.


E quanto tempo essa pós-produção leva? Depende. O tratamento de fotos de aniversários infantis de um a dois dias. Já as de casamento, cerca de uma semana. “A etapa da edição é muito maior e trabalhosa”, revelou Bruno. Mais difícil ainda quando o cliente pede para “passar um Photoshop”. “Eu digo aos meus clientes que é obvio que o tratamento da imagem deve valorizar a pessoa, mas precisa ser realista. Eu prefiro orientar as poses, com as posições corretas de braço, perna e cintura, para que não fique tão largos, a ter que cortar tudo no Photoshop. Fica artificial”.


Outro aspecto fundamental da pós-produção, segundo Bruno, é a confiança que o cliente precisa ter no fotógrafo. “Quando o fotógrafo fala que a foto vai ficar bacana, é porque ele entende da parte técnica. Nem sempre o que o cliente vê na internet combinará com o estilo do fotógrafo. Imagine você pedir para Romero Britto pintar igual a Leonardo da Vinci? São estilos diferentes. Já aconteceu do cliente mostrar uma foto no celular e dizer que queria uma igual. Isso bloqueia o processo criativo do fotógrafo”, opinou.


Texto: Janaína Cruz (DRT 857/SE)